Cistite Recorrente: Beber mais água faz diferença?

Cistite é uma das principais infecções em mulheres em pré menopausa e está associada com dor, desconforto e redução da qualidade de vida.

Casos de cistite recorrente são definidos quando ocorrem 02 episódios em 6 meses ou 3 episódios em 01 ano. Antibióticoprofilaxia é a principal medida clínica no tratameno, porém medidas que poupem antibióticos devem ser sempre consideradas para se prevenir resistência bacteriana.

Estudo publicado no JAMA em 2018 randomizou 140 mulheres com cistite de repetição e baixa ingesta hídrica (auto relato de ingestão menor que 1,5L/dia) para avaliar se o aumento da ingesta hídrica reduz/previne casos de cistite de repetição.

Estudo realizado entre 2013-2016. Pacientes foram seguidas por 12 meses.

1-Grupo Intervenção: adicionar ingesta de água (1500ml/dia – 01 garrafa de água mineral 500ml 03 vezes ao dia)

2-Grupo Controle: manter ingesta habitual de água/líquidos

Após randomização seguimento com ligações mensais para questionar queixas urinárias, episódios de cistite e estimular adesão no grupo intervenção. Garrafas de água eram entregues nas residências a cada 02 semanas no grupo intervenção.

Desfenho primário: Cistite (sintomas + cultura urina positiva)

Resultados:
-Menos episódios de cistite (redução em 50%)
-Menor uso de antibióticos
-Maior intervalo entre episódios de cistites
-Aumento volume urináro
-Diminuição osmolaridade urinária

Conclusão: O aumento ds ingesta hídrica é uma medida adicional na prevenção de casos de cistites recorrentes em mulheres prémenopausa que tem baixa ingesta hídrica. Embora não tão efetiva quando antibióticoprofilaxia, que reduz em 85-95% a recorrencia, o aumento da ingesta hídrica deve ser estimulado.

DOI: 10.1001/jamainternmed.2018.4204

por Valkercyo Feitosa

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Veja também:

PSEUDO DISTÚRBIOS ELETROLÍTICOS

Pseudo Distúrbios Eletrolíticos em pacientes com Câncer

Nem sempre as alterações laboratoriais identificadas na coleta de exames representam um distúrbio eletrolítico. O pseudo distúrbio eletrolítico pode ocorrer em pacientes Oncológicos.Atenção às situações que podemos nos deparar com

HIPOTENSÃO INTRADIALÍTICA

Hipotensão Intradialítica

Se sente seguro para identificar e manejar a principal complicação intradialítica ?Tem tudo explicado no post de hoje !!

CÁLCULO RENAL POR CISTINA

Cálculo renal por Cistina

Cistinúria é a causa monogênica mais comum de litíase renal, sendo responsável por 1-8% dos cálculos urinários. É uma doença autossômica recessiva que afeta a reabsorção tubular proximal da Cistina,