A dieta na DRC busca além de adequado controle eletrolítico e nutricional uma melhoria da condição geral do paciente.
Para os pacientes em dialise peritoneal (DP) algumas complicações importantes são: desnutrição, obesidade e alterações do perfil lipídico.
.
Existem evidências de que a pior condição nutricional no início do tratamento dialítico contribui para uma pior sobrevida.
.
Causas desnutrição:
* diálise ineficiente (uremia),
* aumento da pressão intraperitoneal,
* absorção continua de glicose,
* peritonite.
.
Deve-se melhorar a eficiência da dialise, tentando reduzir o volume de solução de diálise além de tratar precocemente peritonites.
.
Situações especiais:
1. Obesidade: redução de peso, diminuir o consumo de açúcares e gorduras, atividades físicas, restringir sódio e líquidos e tentar usar bolsas menos bolsas hipertônicas.
2. Hipertrigliceridemia/Hipercolesterolemia: evitar consumo de açucares simples e bebidas alcoólicas, restringir líquidos e sódio. Evitar consumo de alimentos ricos em gordura saturada
.
O paciente em DP requer cuidado nutricional especializado (nutricionistas treinados e capacitados), a ingesta alimentar deve ser constantemente monitorizada e estratégias como avaliação nutricional, se mostram essenciais para identificar indivíduos com comprometimento nutricional além de fornecer suporte para prescrição dietética.
.
Podem ser usados parâmetros objetivos (medidas antropométricas, bioempedância, consumo alimentar, parâmetros bioquímicos) e parâmetros subjetivos (história clínica e exame físico).
.
Recomendações dietéticas:
1. < 60 anos: 35 kcal/kg/dia.
2. > 60 anos: 30 kcal/kg/dia.
3. A energia proveniente da glicose da solução de diálise deve ser descontada.
4. Carboidratos devem corresponder a 35% do valor energético e lipídios de 30- 35%
5. Aporte proteico deve variar entre 1,2-1,3 g/kg/dia sendo 50 % de alto valor biológico (todos os AAs em proporções adequadas)
6. Potássio: raramente ocorre hipercalemia. Se ocorrer, restrição alimentar de alimentos rico em K.
7. Fósforo: Hiperfosfatemia persistente na vigência de controle dietético, torna-se necessário quelantes.
.
por Igor Smolentzov
Doença Arterial Coronariana (DAC)
A Doença Arterial Coronariana (DAC) é comum entre os pacientes com DRC, porém grande parte dos trials sobre DAC excluem tais pacientes devido ao elevado risco de sangramento e progressão