Uma iniciativa em que sugere a suspensão de medicações frente a condições clinicas agudas (“sickdays”) visando redução de IRA.
O acrônimo em ingles, SADMANS, incluem as seguintes medicações ou classes de medicações: sulfunilureas, IECA, diuréticos, metformina, BRA, AINEs e iSGLT2. A maioria destas medicações mencionadas prejudicam a auto-regulação do rim, efeito desejado para redução para progressão da doença renal, porem em condições em que essa auto-regulação seria benéfica elas podem implicar em elevação do risco de IRA.
Ainda não temos recomendações fortes para a orientar aos pacientes realizarem a auto suspensão dessas medicações. Carecemos de trials robustos para implementar na pratica clinica e melhor definição do que seria o sickday (na proposta do NHS é definido como: vômito, diarreia, febre, calafrios – a não ser que sejam queixas leves).
O que é valido para apontar quanto a lista destas medicações (SADMANS) é para lembrar que em condições clinicas graves que possam acarretar em IRA (sepse, pacientes submetidos a grandes cirurgias, trauma…) ou em pacientes já com IRA instalada devemos avaliar a possibilidade da suspensão dessas medicações.
por: @jeigois